quinta-feira, 23 de julho de 2009

O Bnei Noach e a Oração (Rav Moshe Feinstein)

O que se segue é a tradução livre de uma responsa do Rabino Moshe Feinstein, de bendita memória, a respeito dos Bnei Noach e a oração: ¹

Quando um Bnei Noach reza certamente obtém recompensa, como aprendemos do Profeta Ieshaiáhu (Isaías): “... Minha casa será chamada de Casa de Oração para todos os povos.” (Ieshaiáhu 56:7)

Apesar de eles não se encontrarem obrigados a dedicar-se a oração, é evidente que um Bnei Noach cumpre um preceito (mandamento, mitzvá, que trás uma conexão com D’us) quando reza.

Quando um Bnei Noach se vê pressionado por uma emergência pessoal, se espera definitivamente que reze a D’us. Tal reza demonstra uma crença básica em D’us, exibindo a confiança de que somente Ele da o sustento e que só Ele cura. Aquele que não reza a D’us na época de necessidade demonstra que não crê Nele mais em outras forças.

[Aqui] a pergunta surge: se um Bnei Noach reza somente em pensamento, merecerá recompensa ou este deve rezar verbalmente? Concluímos em que ele não será recompensado por uma “oração mental” (em pensamento) porque esta sendo realizada de maneira inapropriada. Dado que a oração é um laço entre o ser físico e um D’us (não físico), ele deve usar o físico para criar um laço, e dizer, uma prece verbal [movimentando os lábios].

A prece (a oração) do Bnei Noach não deve consistir em meras súplicas mas também incluindo louvores a D’us.

O ato e a experiência de rezar a D’us (e é óbvio que está proibido rezar a qualquer outro ser que não seja D’us) tem (leva o homem à) níveis sem limites. Quando alguém suplica a D’us por suas necessidades e desejos, ou por ajuda na época de perigo ou estresse, ou se dedica a uma profunda prece meditativa a fim elevar-se espiritualmente, a reza é sempre uma experiência mística, uma comunhão com o infinito Criador de sua própria alma. Através da oração o homem pode livrar-se de seu consciente materialista e de assuntos físicos (mundanos), separando-se a si mesmo de sua natureza animal, chegando a ser um total ser espiritual. Por intermédio da oração, o homem pode alcançar um nível tão alto como o da profecia. ²

E o Rei David escreveu: “Louvai ao Eterno, ó vós, todas as nações! Louvado seja ele por todos os povos!” (Tehilim(Salmos)117:1). Este verso do Tehilim se refere especificamente aos Bnei Noach.

“E veio a ele a pomba à hora da tarde, e eis que uma folha de oliveira arrancou com seu bico, e Noach soube então que se aliviaram as águas de sobre a terra. E esperou ainda outros sete dias e enviou a pomba, e ela não tornou mais a voltar a ele.” (Bereshit(Gêneses)8:11-12)

Esta pomba com o ramo de oliveira em seu bico é o símbolo da paz. No Talmud ensina-se que a pomba disse: “Que meu alimento seja amargo como o ramo de oliva na mão do Santo, Bendito Seja, e doce como o mel em mão de carne e sangue.” (Eruvin 18)

“Eis que vos mandarei o profeta Elias(Eliá), antes que venha o grande e temível dia do Eterno. E ele fará volver o coração dos pais (para o Eterno) através dos filhos, e o coração dos filhos (para o Eterno) através de seus pais...” (Malachi(Malaquias) 3:23-24)

Notas:
¹Igrot Moshe, Orach Chaim, volume 2, responsa 25, pp. 196-198.
²Jerusalem, Eye of the Universe, Kaplan, cap. 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário