quarta-feira, 29 de julho de 2009

Aviso

O Blog estara durante esta semana sem postagens,
motivos:
  • reavaliação de conteúdos anteriores
  • edição de novos posts (novos artigos)
  • e, elaboração de projeto referente a Biografias Rabínicas

Agradecemos a todos pela paciência,

e desejamos uma boa semana...

quinta-feira, 23 de julho de 2009

O Bnei Noach e a Oração (Rav Moshe Feinstein)

O que se segue é a tradução livre de uma responsa do Rabino Moshe Feinstein, de bendita memória, a respeito dos Bnei Noach e a oração: ¹

Quando um Bnei Noach reza certamente obtém recompensa, como aprendemos do Profeta Ieshaiáhu (Isaías): “... Minha casa será chamada de Casa de Oração para todos os povos.” (Ieshaiáhu 56:7)

Apesar de eles não se encontrarem obrigados a dedicar-se a oração, é evidente que um Bnei Noach cumpre um preceito (mandamento, mitzvá, que trás uma conexão com D’us) quando reza.

Quando um Bnei Noach se vê pressionado por uma emergência pessoal, se espera definitivamente que reze a D’us. Tal reza demonstra uma crença básica em D’us, exibindo a confiança de que somente Ele da o sustento e que só Ele cura. Aquele que não reza a D’us na época de necessidade demonstra que não crê Nele mais em outras forças.

[Aqui] a pergunta surge: se um Bnei Noach reza somente em pensamento, merecerá recompensa ou este deve rezar verbalmente? Concluímos em que ele não será recompensado por uma “oração mental” (em pensamento) porque esta sendo realizada de maneira inapropriada. Dado que a oração é um laço entre o ser físico e um D’us (não físico), ele deve usar o físico para criar um laço, e dizer, uma prece verbal [movimentando os lábios].

A prece (a oração) do Bnei Noach não deve consistir em meras súplicas mas também incluindo louvores a D’us.

O ato e a experiência de rezar a D’us (e é óbvio que está proibido rezar a qualquer outro ser que não seja D’us) tem (leva o homem à) níveis sem limites. Quando alguém suplica a D’us por suas necessidades e desejos, ou por ajuda na época de perigo ou estresse, ou se dedica a uma profunda prece meditativa a fim elevar-se espiritualmente, a reza é sempre uma experiência mística, uma comunhão com o infinito Criador de sua própria alma. Através da oração o homem pode livrar-se de seu consciente materialista e de assuntos físicos (mundanos), separando-se a si mesmo de sua natureza animal, chegando a ser um total ser espiritual. Por intermédio da oração, o homem pode alcançar um nível tão alto como o da profecia. ²

E o Rei David escreveu: “Louvai ao Eterno, ó vós, todas as nações! Louvado seja ele por todos os povos!” (Tehilim(Salmos)117:1). Este verso do Tehilim se refere especificamente aos Bnei Noach.

“E veio a ele a pomba à hora da tarde, e eis que uma folha de oliveira arrancou com seu bico, e Noach soube então que se aliviaram as águas de sobre a terra. E esperou ainda outros sete dias e enviou a pomba, e ela não tornou mais a voltar a ele.” (Bereshit(Gêneses)8:11-12)

Esta pomba com o ramo de oliveira em seu bico é o símbolo da paz. No Talmud ensina-se que a pomba disse: “Que meu alimento seja amargo como o ramo de oliva na mão do Santo, Bendito Seja, e doce como o mel em mão de carne e sangue.” (Eruvin 18)

“Eis que vos mandarei o profeta Elias(Eliá), antes que venha o grande e temível dia do Eterno. E ele fará volver o coração dos pais (para o Eterno) através dos filhos, e o coração dos filhos (para o Eterno) através de seus pais...” (Malachi(Malaquias) 3:23-24)

Notas:
¹Igrot Moshe, Orach Chaim, volume 2, responsa 25, pp. 196-198.
²Jerusalem, Eye of the Universe, Kaplan, cap. 5.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Introdução ao Tanach para Bnei Noach

Oh! O Tanach...!!! Que maravilha!!! Mais será que estamos preparados para esta maravilha? Bem se não estamos, vamos nos preparar para chegar ao nível de compreender esta obra e sua estrema PERFEIÇÃO, ou ao menos tentar!

"Em certa época, por volta do século IV A.E.C., os sábios da Grande Assembléia estabeleceram os livros aceitos como sagrados pelo judaísmo. A partir de então o conteúdo destes livros não pode ser alterado em absolutamente nada, nem nas letras nem nos eventuais sinais que exista." (Trecho do livro "A arte de dizer Amên", de autoria de Sérgio Grinberg)

Para entender o Tanach precisamos entender sua divisão.Então vamos lá:
A palavra TANACH é o acróstico de três letras, tav (ת) de Torah, nun (נ) de Neviim, e caf (כ) de Ketuvim. Assim formando a palavra:


תנ״ך


תורה
Torah: é o conjunto de cinco Sefarim, os quais foram recebidos por Moshe Rabenu, ditados por HaCadosh Baruch Hu, que trata desde a Criação do Mundo até a morte de Moshe. Sendo este o Sefer mais importante do Tanach. Eles são Bereshit, Shemot, Vaicrá, Bamidbar e Devarim.
נביאים
Neviim: é o conjunto de dezenove Sefarim (contando com Shenem Assar, que são os Profatas Menores), porem seu numero correto de livros é 8 Sefarim pois os Shenem Assar é considerado como um , este( Sefer Neviim) trata desde a morte de Moshe, ou seja, quando Iehoshua toma a liderança de Am Israel, até as advertências dos Neviim em relação a situação que Am Israel se encontrava (isto passa pela primeira galut, até a segunda...), os Sefarim Shemuel e Melachim possuem 1 e 2, pois os compiladores da época não conseguiam por em um livro só esses livros por serem grandes demais, porem são um livro só, Shemuel (1e2) e Melachim (1e2). Os Livros de Neviim são: Iehoshua, Shofetim, Shemuel, Melachim, Ieshaiahu, Irmiahu, Iecheskel e Shenem Assar (Hoshea, Ioel, Amos, Ovádia, Iona, Micha, Nachum, Chabacuc, Tsefaniá, Chagai, Zacharia e Malachi)
כתובים
Ketuvim: é o conjunto de escrituras, estas escritas por David, Shelomô, filhos de Corach, Mordechai, Daniel, Cronistas... Estes escritos abordam os mais diversos assuntos, referentes a historias do Povo Judeu, amores por Am Israel e ao Shabat, Sabedoria, louvores, Lamentações, cronicas... Que nem o Sefer Shemuel e Malachim o Sefer Divrei HaYamim que se divide em dois, pois era muito grande para os compiladores da época compilar em um único livro.
Os Ketuvim são: Tehilim, Mishlê, Ióv, Shir HaShirim, Rut, Eicha, Kohelet, Ester, Daniel, Ezra-Nechemia e Divrei HaYamim.

O Tanach, por mais básico (Chasve Lalila, Que D'us não o permita,) que aparenta ser, por causa de sua disseminação inadequada e inadvertida feita pelos cristãos (alem é claro de traduções errôneas e corrompidas propositalmente ou por falta de competencia nesta), ele não possui nada de básico. Sua compreensão só pode ser dada pelo auxílio dos comentários e principalmente da Torah Oral (Talmud), o qual é a base para todos os comentáristas, independentemente se for este Rashi ou Shem MiShemuel (comentário chassídico, voltado ao mística judaica). Principalmente no que se desrespeita ao Sefer Neviim, o qual é uma mistura de sonhos, alegorias, eventos, e demais coisas e que sem o auxílio necessário da Tradição e dos Perushim (comentários, como: Rashi, Ibn Ezra, Radak, Abarbanel, Meiri e muitos mais...) não se sabe se quer onde se emprega o plano conotativo ou denotativo na maioria dos casos.
Alem é claro de como interpretar o que esta em um plano transcendental dentro desses e de outros aspectos. Portanto o mais correto para quem quer estudar Tanach é procurar uma orientação rabínica (ortodoxa é claro). Não é necessário ter de ressaltar que se a pessoa não sabe o Hebraico, esta deve procurar por uma tradução aceita pelos Rabanim em sua linguá. Como exemplo desta em português a Bíblia Hebraica, da editora Sefer.O estudo do Tanach feito por um leigo no assunto e sem o apoio e orientação rabínica pode trazer consequencias devastadoras para a própria pessoa em si, tanto em consequencias espirituais quanto no referente ao próprio entendimento da pessoa no tal assunto.
Segue lista de livros do tema:
entre outros...
(obs.: mesmo sendo estes ótimos livros, e de facíl acesso a todos, é indispensável a orientação rabínica)

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Codigos Noachide






Divine Code Vol. 1 P/B - Rabbi Moshe Weiner
By: Rabbi Moshe Weiner
Edited By: Dr. Michael Schulman, Ph.D.

The Divine Code - of Seven Eternal Commandments
The guide to observing G-d's will for mankind, Revealed from Mount Sinai in the Torah of Moses

G-d gave freedom of choice to mankind, along with a plan for goodness and kindness - a Divine moral code with universal benefit for every society.
These precepts command the establishment of courts of justice and prohibit idolatry, blasphemy, homicide, incestuous relations, robbery, and eating flesh taken from a live animal (cruelty to animals). The details of these commandments extend to all aspects of moral living.

Volume I covers the Fundamentals of Faith, and the prohibitions against Idolatry, Blasphemy and Eating Flesh Taken from a Live Animal

Sheva Mitzvot Hashem Vol.1

Compiled by: Rabbi Moshe Weiner
This groundbreaking work examines the halachic details and foundations of the Seven Noahide Commandments. Chapters delineate the Noahide commandments between man and G-d and describe the fundamentals of the Noahide faith, the prohibitions of idolatry and blasphemy, and the dietary prohibitions associated with causing unnecessary pain to living creatures. It also includes a scholarly

Preface by Rabbi Weiner which explains the halachic basis of Jewish outreach to gentiles for the Sheva Mitzvot.Click Below for the Article the Appeared on Lubavitch.com:Taking A Closer Look At Judaism's Universal Laws



The Path of the Righteous Gentile

By: Chaim Clorfene and Rabbi Yakov Rogalsky

Now the world's most ancient doctrine is no longer the exclusive domain of a few Jewish scholars. The Path of the Righteous Gentile, an original treatise on the Seven Noahide laws, makes the earliest teachings of God accessible to all. This clearly presented work combines a philosophical and historical analysis of the doctrine with a concise and detailed explanation of its practical applications. In this period of moral and spiritual degeneration, this is a work that becomes all the more important.

To buy in Feldheim Online:
http://www.feldheim.com/cgi-bin/category.cgi?item=0-87306-433-X&type=store&category=search

13 Príncipios de Fé Judaica (Rambam)

"Se uma pessoa desconhece algum princípio da Torá, ele é simplesmente considerado ignorante. Mas se alguém é ignorante em um dos Treze Princípios de Fé de Maimônides, então ele deixou de conhecer o que é judaísmo."

Deste dito Rabínico vemos a importancia de conhecermos os Treze Princípios de Fé de Maimônides, estes estão aqui expostos de acordo com sua ordem:

1 — Eu acredito com plena fé que o Criador, abençoado seja o Seu nome, é o Criador e Guia de todas as criaturas, e apenas Ele, criou, cria e criará todas as coisas.

2 — Eu acredito com plena fé que o Criador, abençoado seja o Seu nome, é Único e que não há nenhuma unicidade como Ele; que somente Ele é nosso Deus, era, é e será.

3 — Eu acredito com plena fé que o Criador, abençoado seja o Seu nome, não é corpóreo, não tem nenhuma propriedade antropomórfica, e não há absolutamente nada parecido com Ele.

4 — Eu acredito com plena fé que o Criador, abençoado seja o Seu nome, é primeiro e último.

5 — Eu acredito com plena fé que o Criador, abençoado seja o Seu nome, é o único a Quem é apropriado rezarmos, e que não é apropriado rezar a mais ninguém.

6 — Eu acredito com plena fé que todas as palavras dos profetas são verdadeiras.

7 — Eu acredito com plena fé que a profecia de Moshé (Moisés), nosso mestre, que esteja em paz, foi verdadeira, que ele foi o pai de todos os profetas, daqueles que o precederam como daqueles que o seguiram.

8 — Eu acredito com plena fé que toda a Torá que está em nossas mãos foi dada a Moisés, nosso mestre, que esteja em paz.

9 — Eu acredito com plena fé que esta Torá não será modificada nem haverá outra Torá dada pelo Criador, abençoado seja o Seu nome.

10 — Eu acredito com plena fé que o Criador, abençoado seja o Seu nome, conhece todas as ações e todos os pensamentos dos seres humanos, como está escrito: “É Ele quem forma os corações de todos, Quem percebe todas as suas ações” (Salmos 33:15).

11 — Eu acredito com plena fé que o Criador, abençoado seja o Seu nome, recompensa aqueles que guardam Seus mandamentos, e pune aqueles que os transgridem.

12 — Eu acredito com plena fé na vinda de Mashiach (Messias), e ainda que possa tardar, mesmo assim espero a cada dia pela sua vinda.

13 — Eu acredito com plena fé que haverá a ressurreição dos mortos no momento que assim o desejar nosso Criador, abençoado seja o Seu nome, exaltada seja a Sua lembrança para todo o sempre.

domingo, 19 de julho de 2009

B'nei Nôach - Caminhos de Retidão



"As Sete Leis de Noé demonstram como o D-us todo poderoso tem regras e leis para todos os seres humanos e que Ele ama a todos. Ele não deixa ninguém, Judeu ou não-Judeu sem liderança. Para o não-Judeu, ele deu os Sete Mandamentos. O grande codificador da Lei Judaica, o Maimônides, afirma que ''Quem quer que dentro das Nações cumpra os Sete Mandamentos para servir a D-us pertence aos Justos entre as Nações, e tem sua porção no Mundo Vindouro''.

Apesar de existirem muitas razões para um não-Judeu cumprir as Leis de Noé pois a pessoa percebe que elas são pilares da moralidade e apelam a seu intelecto ou senso de justiça para se tornar um Ben Nôach (Filho de Noé), ele precisa, essencialmente, seguir estas leis e suas ramificações, pois ele reconhece que elas foram reveladas por D-us (Hashem) através de Moisés aos filhos de Israel no Monte Sinai.

Nesta introdução inovadora, o Rabino Avraham Chachamovits ilumina e estabelece os parâmetros para um não-Judeu se ligar à Torá. De modo forte e inspirador, esta lição deixa claro a estrutura moral, filosófica, e espiritual para que os B'nei Nôach cresçam espiritualmente, desenvolvam sua consciência sobre as verdades espirituais, e ajudem os Judeus na vital missão de apressar a revelação do único e verdadeiro Mashiach, muito em breve em nossos dias, amém."
versão em CD:
----------------------------------------------------------------------------------
A melhor forma de se entender "o que é" e "como proceder" nesta magnífica jornada, em estilo profundo e direto, o que o torna algo tão necessário para os Bnei Noach falantes da língua portuguesa. (Blog Teivat Noach - Arca de Noé)

Reestruturação do Blog

A partir de hoje o Blog estará entrando em uma nova reestruturação para atender melhor os anseios e necessidades dos leitores. Novos assuntos estão sendo preparados, desde analises profundas sobre os 13 Princípios de Fé Judaica, melhor detalhamento e explicação das 7 leis e suas ramificações, a até mesmo assuntos inéditos.

Todos aqueles interessados em escrever no blog, sugerir assuntos, esclarecer dúvidas (sempre é claro na medida do possível), dar sugestões, fazer parte da equipe... entrar em contato pelo email: bneinoach.orlaolam@gmail.com

Agradecemos a todos que nos tem apoiado, e, convidamos a todos para esta nova fase...
Que HaCadosh Baruch Hu UVaruch Shemo (O Santo Bendito seja e Bendito seja Seu Nome) nos permita trilhar esta jornada com louvor e com humildade.

Ass.: Teivat Noach (Arca de Noé)